Prefeitos de MG participarão de evento global sobre mudanças climáticas
Cinco prefeitos de Minas foram convidados para palestrar em um seminário internacional sobre as mudanças climáticas
compartilhe
Siga noCinco prefeitos de Minas Gerais foram convidados para o Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025 – Preparatório para a COP 30 – Cidades Resilientes no Enfrentamento das Mudanças Climáticas, um evento internacional sediado em Belo Horizonte que vai debater o futuro da água e o enfrentamento das mudanças climáticas.
O prefeito Sargento Rodolfo, de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi um dos convidados. Ao Estado de Minas, ele afirmou: “É uma honra e uma grande responsabilidade representar nossa cidade neste debate crucial sobre o futuro do planeta. Esta é uma oportunidade valiosa para compartilhar nossas experiências, aprender com outros líderes e fortalecer a colaboração internacional em busca de soluções inovadoras e urgentes”.
Rodolfo será palestrante no "Cidades Inteligentes, Urbanismo e Sustentabilidade Urbana", que vai discutir como as cidades do futuro podem ser planejadas para integrar sustentabilidade, inovação tecnológica, gestão eficiente da água e qualidade de vida para a população. Com formação em Gestão Pública e experiência em planejamento urbano, o prefeito participará ao lado de especialistas internacionais.
Além de Sabará, outros municípios mineiros também estarão representados no seminário. O prefeito de Belo Horizonte, e anfitrião do evento, Álvaro Damião; o prefeito de Nova Lima e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), João Marcelo; e o prefeito de Patos de Minas e Presidente eleito da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luis Eduardo Falcão, também já confirmaram presença como palestrantes. Também integra a programação o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, conhecido por sua atuação em defesa do patrimônio histórico e ambiental.
Segundo João Marcelo, prefeito de Nova Lima, “a Granbel em conjunto com a coordenação do Seminário e o amigo Falcão, presidente da AMM irá separar uma cota especial de convites reservados à participação de prefeitos e também à capacitação de gestores municipais nas áreas de meio ambiente e planejamento.”
O seminário
Com o objetivo de debater soluções sustentáveis para a crise climática e a gestão hídrica, Belo Horizonte sediará, entre os dias 3 e 5 de junho, o Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025 — evento preparatório para a COP30. Além dos prefeitos convidados, a iniciativa vai reunir representantes de 28 países, incluindo especialistas da Unesco, órgãos de pesquisa, universidades, gestores públicos e organizações internacionais.
A programação conta com paineis, palestras e fóruns interativos sobre segurança hídrica, inovação tecnológica, infraestrutura verde e planejamento urbano, com atividades realizadas no Teatro Unimed, no Minas Tênis Clube. As inscrições são gratuitas e limitadas a 500 participantes por dia, pelo site www.aguasparaofuturo.com.
Realizado pelo Instituto Espinhaço, Centro IDesca e HMN Consultoria, o seminário tem apoio institucional da ALMG, TCE-MG, Fecomércio MG, Crea-MG, Minas Tênis Clube — que celebra 90 anos. O Estado de Minas e o Portal Uai são parceiros oficiais do evento e reafirmam o compromisso da instituição com a sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Com apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Granbel, uma cota especial foi destinada à participação de prefeitos e gestores municipais. O seminário oferecerá um panorama completo dos desafios e das soluções existentes por meio de paineis de discussão com especialistas de diversas áreas, palestras inspiradoras de líderes e pesquisadores e fóruns de debate interativos.
O evento conta ainda com o apoio da Brasec, Sinarco e P Avelar.