ASTRONOMIA

Eta Aquáridas: como foi a chuva de meteoros que ocorreu durante a madrugada

Ponto alto da Eta Aquáridas era esperado para a madrugada desta terça-feira, sendo visível a olho nu

Publicidade
Carregando...

Entre os dias 19 de abril e 28 de maio, a Terra está cruzando a trilha de detritos deixada pelo cometa Halley, gerando um dos espetáculos celestes mais aguardados do ano: a chuva de meteoros Eta Aquáridas. Em 2025, o ponto alto do fenômeno ocorreu na madrugada desta terça-feira (6/5), entre 2h e 4h, quando o planeta ou pela região mais densa da trilha.

A Eta Aquáridas é conhecida pela velocidade impressionante dos meteoros, que atravessam a atmosfera a cerca de 65 km por segundo, deixando rastros luminosos no céu. No hemisfério sul, onde as condições de visibilidade são mais favoráveis, a expectativa é que fossem vistos até 50 meteoros por hora — número cinco vezes maior que o observado no hemisfério norte. Como a Lua se pôs antes do amanhecer, por volta das 3h, o céu mais escuro favoreceu ainda mais a observação.

 

Os meteoros são “riscos de luz” que cruzam o céu. Eles são formados por fragmentos minúsculos de poeira e rocha que se desprenderam do cometa Halley em suas agens pelo Sistema Solar. Quando esses detritos entram na atmosfera da Terra em alta velocidade — cerca de 65 quilômetros por segundo — eles queimam e criam os famosos “rastros de estrela cadente”.

Embora a chuva tenha atingido seu auge neste início do mês de maio, ela continua ativa até o dia 21, com uma diminuição gradual na frequência dos meteoros.

O cometa Halley, oficialmente chamado de 1P/Halley, foi observado pela primeira vez em 240 a.C., mas somente no século XVIII o astrônomo britânico Edmond Halley comprovou sua periodicidade. Ele determinou que o cometa retorna ao interior do Sistema Solar a cada 76 anos. A última aparição foi em 1986, e o próximo retorno está previsto para 2061.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Nas redes sociais, a beleza da Eta Aquáridas motivou registros ao redor do mundo. Na Indonésia, uma fotógrafa capturou uma cena espetacular da Via Láctea com meteoros visíveis durante a madrugada do dia 4 de maio. Nos Estados Unidos, internautas compartilharam imagens e vídeos das estrelas cadentes em estados como Minnesota, Maryland e Idaho — este último palco de uma impressionante bola de fogo logo após o pôr do sol.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Delailah Bee (@itsmedelailahbee)


Tópicos relacionados:

chuva chuva-de-meteoros meteoro meteoros

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay