

Hormônios do bem-estar
Procure refletir: quais atividades lhe trazem mais alegria? Quais são as pessoas que lhe inspiram? Quais são seus valores mais importantes?
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO

Você já ouviu falar na química da felicidade? A busca pela felicidade é um desejo universal. Embora a felicidade seja um estado complexo influenciado por diversos fatores, existem alguns hormônios, também conhecidos como "quarteto da felicidade".
São substâncias químicas produzidas pelo nosso corpo e estão associadas a sensações de bem-estar, prazer e satisfação. Elas desempenham um papel fundamental na regulação do nosso humor, motivação e bem-estar geral. O quarteto é composto pela dopamina, oxitocina, serotonina e endorfinas, embora existam outros hormônios que, em conjunto, nos tragam uma sensação de satisfação e equilíbrio.
10/10/2024 - 04:00 A força invisível: o poder transformador dos filhos 24/10/2024 - 04:00 O poder libertador de redefinir obrigações 31/10/2024 - 04:00 Eu não tenho que…
Dopamina: conquista e recompensa
Popularmente conhecida como o “hormônio do prazer”, ela é, na verdade, ligada à motivação e à recompensa. Estudos mostram que a dopamina é liberada quando alcançamos metas e superamos desafios, fazendo com que nos sintamos recompensados e incentivados a perseguir novos objetivos. Práticas como estabelecer pequenas metas diárias e se permitir celebrar cada conquista ajudam a aumentar a produção desse hormônio. Em nosso dia a dia, isso pode ser implementado com tarefas como completar um projeto no trabalho, praticar um hobby ou até arrumar a casa.
Oxitocina: hormônio do amor, da conexão e da paz interior
Comumente chamada de “hormônio do amor” ou “do vínculo social”, está associada a sentimentos de conexão e segurança em relacionamentos afetivos. Abraçar alguém, dar as mãos ou até brincar com um animal de estimação são formas de estimular a produção de oxitocina. Em um estudo publicado no Journal of Neuroscience, cientistas observaram que os níveis de oxitocina aumentam significativamente com o toque e com interações sociais positivas. Além disso, a prática da meditação se mostra uma excelente aliada para aumentar os níveis de oxitocina. Durante a meditação, nossa mente entra em um estado de relaxamento profundo que promove calma e bem-estar, aumentando esse hormônio e contribuindo para um sentimento de paz interior.
Serotonina: regulação do humor e paz interior
É fundamental para a regulação do nosso sono e humor, estando diretamente relacionada à sensação de bem-estar e de paz. A prática de exercícios físicos ao ar livre e a exposição à luz solar são excelentes métodos para aumentar a produção de serotonina. Estudos indicam que a meditação e a gratidão também são eficazes. Dedicar um momento diário para listar três coisas pelas quais somos gratos pode ajudar a elevar os níveis de serotonina, contribuindo para uma sensação mais ampla de contentamento e equilíbrio emocional.
Endorfinas: o alívio da dor
As endorfinas são conhecidas como o “analgésico natural” do corpo, pois atuam no alívio de dores e na promoção de euforia. A prática de exercícios físicos intensos, como corrida, dança ou esportes em geral, é uma maneira eficaz de liberar endorfinas, o que explica a sensação de bem-estar que muitas pessoas sentem após essas atividades. Um estudo publicado na Harvard Health confirmou que a liberação de endorfinas durante o exercício físico reduz a percepção de dor e promove um estado de euforia, o chamado “barato do corredor”. Além do exercício físico, o consumo moderado de pequenas porções de chocolate meio amargo pode contribuir para a liberação de endorfinas. Rir também é uma prática que aumenta a produção de endorfinas - então - que tal assistir a uma comédia ou ar um tempo com amigos que nos fazem rir?
Procure refletir: quais atividades lhe trazem mais alegria? Quais são as pessoas que lhe inspiram? Quais são seus valores mais importantes? O que você pode fazer hoje para se sentir mais feliz?
Nosso cuidado com o bem-estar pode ser construído com pequenas ações e intenções no dia a dia. A compreensão de como esses hormônios atuam nos dá a oportunidade de criar uma rotina que nos fortalece emocionalmente e nos coloca em um ciclo positivo de motivação e prazer.
Como disse Aristóteles, “A felicidade depende de nós mesmos.” Cuidar de nossos níveis hormonais é, em última instância, uma escolha consciente de investir naquilo que nos traz verdadeira satisfação e alegria.
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.