
Setor financeiro foi o mais atingido por ciberataques em 2024
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO

Dados alarmantes no setor financeiro do Brasil que circulam no mercado revelam que ninguém está mais blindado de ter seus dados pessoais e bancários vazados na praça. Um relatório recente aponta que o segmento financeiro – em especial o bancário (tradicional e digital) – foi um dos mais atingidos por ciberataques em 2024, consolidando-se como um dos alvos prioritários para grupos criminosos. De acordo com o Think Ahead Report 2025, da SEK, o setor registrou 1.510 ataques ao longo do ano, aumento de 30% em relação a 2023. Um dado alarmante é que 47% das instituições financeiras relataram incidentes de ransomware (software malicioso) com ameaça de vazamento de dados –modalidade conhecida como exfiltração pura ou Data Exfiltration-Only Extortion, que já representa 65% dos ataques de ransomware globais. Nesse modelo, os criminosos não se preocupam mais em criptografar sistemas, focando apenas no roubo de dados e na chantagem direta contra o pobre do cidadão e contra empresas.
Contra cultura
Polícia do Distrito Federal e Polícia Federal investigam roubo de livros raros de bibliotecas.
Os livros das bibliotecas estão sendo roubados! Além de nem procuradas pelo brasileiro, edições raras e clássicas são alvo de ladrões em bibliotecas do Brasil – e o caso chegou a Brasília, cuja Polícia Civil investiga sumiço de obras caras. Há relatos de exemplares anunciados em casas de leilões. O professor Paulo Fernando Melo faz palestra sobre o caso na terça (20), às 19h, no Centro Cultural Victor Alegria, no DF.
A conta vem
Frutas, aço, carne, minério e matérias primas para diversos setores, numa balança comercial que faz os Estados Unidos serem o 2º maior parceiro do Brasil, não foram suficientes para lembrar ao presidente Lula da Silva a importância da relação bilateral, a despeito da rixa política com Donald Trump. Lula tomou lado, e na China desqualificou os EUA sem citar diretamente Trump. A conta sempre chega, e vai para o povo.
Balela elétrica
O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, fizeram road-show por capitais em 2024 para anunciar R$ 40 bilhões nos Estados onde a companhia atua. Balela elétrica, já era programado desde as concessões. Atualmente, Cidades satélites do DF sofrem apagões esporádicos, e cidades turísticas da Bahia sobrevivem com vaivém de energia nos verões. Só para citar dois casos.
O mió pro Goiás
O deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) apresentou pacote de Projetos de Lei para o seu Goiás. Quer que o Brasil reconheça como patrimônio cultural e imaterial a Folia de Reis de Cidade Ocidental e Novo Gama. E propõe o mesmo para a Moda de Viola Goiana, as quitandas do Mercado Central de Goiânia, o artesanato em palha de milho produzido no município de Aparecida de Goiânia, e as Cavalhadas de Pirenópolis.
Outra Comenda
Diante de um setor que cresce 20% ao ano, e com cada vez mais pets nas casas dos brasileiros, o deputado Vicentinho Júnior (PP-TO) propôs a criação da Medalha São Francisco de Assis e a Medalha Abril Laranja para reconhecer, em âmbito nacional, indivíduos e entidades que se destacam na defesa e promoção dos direitos dos animais.
ESPLANADEIRA
#Finanças Além do Plano abre nova turma, sábado, em Arniqueiras, DF. #Louvre Hotels Group comemora crescimento de 52% na distribuição aos investidores. #Danielle Ayres, diretora de InfoSec do GSI, participa em junho da Conferência do Forte no RJ. #Reginaldo Regino lança dia 2 em SP livro "O primeiro carro importa" (Matrix). #Grupo Tex Cotton investe R$ 8 milhões para lançamento da marca Bimbi. #Banco BV abre inscrições, até 6/6, para 3ª edição do programa de estágio Elas por Elas.
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.