OSCAR 2025

Fernanda Montenegro sobre filha: "Referencial transcendente de brasilidade"

Atriz escreve carta para homenagear a protagonista de "Ainda estou aqui" e conta como ela e Fernando Torres identificaram o talento de Fernanda Torres

Publicidade
Carregando...

No “Globo Repórter” (TV Globo) da última sexta-feira (7/3), logo no primeiro programa da temporada de 2025, a vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar de Melhor Atriz Fernanda Torres foi homenageada por amigos e pela mãe, Fernanda Montenegro.


Em carta aberta, a matriarca elogiou a herdeira e a chamou de "fenômeno". "Ela, Nanda, sabe. Desde os seus 12 anos, quando Fernando e eu a assistimos no palco do Teatro Tablado, com total domínio de cena, nós, os pais atores, nos abraçamos aos prantos diante do fenômeno", diz trecho do recado.


"São quase 50 anos de criatividade em diversas áreas da nossa cultura artística. Coube a Fernanda Torres o fenômeno de atravessar a Linha do Equador, justamente durante o nosso Carnaval dionisíaco. Esse milagre se deve ao extraordinário filme de Walter Salles, 'Ainda estou aqui', que pelo seu protagonismo nessa obra de arte cinematográfica, fez dela, para sempre, um referencial transcendente de brasilidade", diz outro trecho.


Depoimentos


Amigos também fizeram questão de gravar depoimentos à atriz, tais como Andrea Beltrão, que com ela protagonizou "Tapas & beijos". "Fernanda já é um Oscar, ela vem de uma família que já é um Oscar", declarou.


"Estamos muito orgulhosos", comentou Luiz Fernando Guimarães, que com Fernanda fez "Os normais". "Fernandinha, que linda trajetória", disse Tony Ramos.


Parceiro de "Ainda estou aqui", Selton Mello foi mais um a dar seu depoimento. "amos por muitas emoções juntos, a primeira foi em Veneza [Em setembro ado, o filme estreou na mostra italiana, de onde saiu com o troféu de roteiro, atribuído pelo júri presidido pela atriz sa Isabelle Huppert] . E quando veio aquela explosão, com 10 minutos de aplauso [na sessão de gala do filme], foi muito comovente, foi como o filme nasceu no Festival de Veneza", relembrou.


Confira a carta de Fernanda Montenegro para Fernanda Torres


"Fernanda Torres é um imenso talento como ser humano, daí a dimensão dessa vocação ampla e inarredável de ser uma atriz extraordinária. A arte de ser ator, no caso, atriz, só nós, desse ofício, entendemos na pele, repito, na pele, o que é o ser humano.


Ela, Nanda, sabe. Desde os seus 12 anos, quando Fernando e eu a assistimos no palco do Teatro Tablado, com total domínio de cena, nós, os pais atores, nos abraçamos aos prantos diante do fenômeno.

Veio à minha memória a frase do grande ator brasileiro Procópio Ferreira, que no final da interpretação da jovem e eterna atriz Bibi Ferreira, sua filha, Procópio agradecendo o estrondoso aplauso ao final do clássico 'Mirandonina', de [Carlo] Goldoni, e na emoção do que estava acontecendo, lançou em voz alta: 'Senhoras e senhores, está lançada a minha filial'.


Fernanda Torres, desde a infância, sempre ordenou a sua vocação de uma forma independente, real e sublime. São quase 50 anos de criatividade em diversas áreas da nossa cultura artística. Coube a Fernanda Torres o fenômeno de atravessar a Linha do Equador, justamente durante o nosso carnaval dionisíaco.

Esse milagre se deve ao extraordinário filme de Walter Salles, 'Ainda estou aqui', que pelo seu protagonismo nessa obra de arte cinematográfica, fez dela, para sempre, um referencial transcendente de brasilidade".

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay