Gastronomia mineira e portuguesa juntas em evento internacional
Fartura Gastronomia leva as delícias mineiras para a 'terrinha' mais uma vez e reforça a sinergia entre as duas culinárias
compartilhe
Siga noEntre os dias 18 e 23 de fevereiro, o Fartura Gastronomia, em parceria com o Sistema Fecomércio MG, o governo do estado e Cemig, vai dar continuidade ao projeto Minas em Portugal no festival Essência do Vinho, na cidade do Porto.
O Fartura é uma plataforma gastronômica que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. O intuito da ação é incentivar produtores e chefs mineiros na cena gastronômica europeia ao mesmo tempo que fomenta o turismo.
Leia Mais
No festival, o Fartura e demais entidades vão expor produtos de Minas Gerais, participar do “Wine & Travel Week”, dinâmica de networking, masterclass (aula ministrada por um especialista em determinado assunto) de vinhos, cachaças e queijos de Minas Gerais e um jantar especial.
O diretor do Fartura, Rodrigo Ferraz, contou sobre a fusão entre a culinária mineira e portuguesa que o evento proporciona. “A gastronomia portuguesa é a origem da nossa, são muitos pontos em comum. No evento, faremos um jantar a quatro mãos em que os chefs alternam os pratos, mostrando essa conexão. Pão de queijo, feijoada e milho são alguns dos ingredientes utilizados”, diz.
O jantar especial será conduzido pelos chefs do Senac em Minas Edson Puiati (diretor de Hospitalidade e Gastronomia), Ronie Peterson (gerente de Alimentos e Bebidas) e Mauro de Paula (Hotel Escola Senac Grogotó). O anfitrião será o chef português Miguel Pinto, do Hotel Renaissance, responsável pelo prato principal.
Entre os itens do cardápio do jantar estão o “Bolinho de Feijoada”, acompanhado dos vinhos Bárbara Heliodora Rosé Syrah Flor Safra 2024, “Bacalhau ao molho pardo”, que harmoniza com Menin Reserva Branco 2023 e “Perna de Pato Confitada”, acompanhado de Stella Valentino Modestus Gran Reserva Syrah.
O Fartura
O Fartura realiza projetos internacionais desde 2017. Portugal e França já receberam jantares, ações e festivais ao longo desses anos. Para Ferraz, a cada vez que voltam a gastronomia mineira fica mais forte e presente, mais reconhecida.
“Tanto que, em 2024, Minas Gerais foi o estado mais visitado do Brasil segundo o IBGE e a gastronomia é um dos principais atrativos. O Essência do Vinho é uma grande vitrine para os nossos produtos. O queijo Minas Artesanal é patrimônio da Humanidade e é preciso mostrar para o mundo todo”, relata.
Ferraz relembra que no ano ado, além do Essência em Porto e Lisboa, estes (equipe por trás do Fartura) estavam presentes no Minas Bar, nas Olimpíadas de Paris. E realizaram ações de fomento à gastronomia mineira na Embaixada do Brasil na França. E o contrário também aconteceu: já receberam chefs portugueses e ses em eventos brasileiros. O objetivo é continuar fazendo mais parcerias.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice