
PF cumpre 9 mandados em ação contra fraudes em institutos de previdência
As buscas e apreensões ocorreram em Pouso Alegre, Jacutinga, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Campinas, Hortolândia e Florianópolis
compartilhe
Siga noUma operação de combate a fraude contra institutos de previdência municipais cumpriu ao menos nove mandados em cidades de Minas Gerais na manhã desta terça-feira (3/9).
Agentes da Polícia Federal cumpriram os mandados de busca e apreensão nas cidades de Pouso Alegre e Jacutinga, no Sul de Minas, em Sete Lagoas, no Centro de Minas, e em Belo Horizonte. Outros mandados também foram cumpridos em Campinas e Hortolândia, em São Paulo, e Florianópolis, em Santa Catarina.
- Mulher tem cachorro roubado durante assalto em Uberaba
- Perseguição policial termina com homem baleado em BH
De acordo com a PF, os mandados visam colher novas provas da ação do grupo criminoso especializado em fraudes contra institutos de previdência municipais.
O grupo oferecia vantagens indevidas a agentes públicos para autorizarem e facilitarem as aplicações fraudulentas enquanto empresas de consultoria realizavam manipulação de dados, documentos e cálculos atuariais.
02/09/2024 - 21:07 Jovem de 21 anos desaparece após sair do trabalho em Sete Lagoas 02/09/2024 - 21:03 Homem morre queimado ao bater de frente com carreta em Uberlândia 02/09/2024 - 21:17 Médico fica ferido por tiro acidental dentro de hospital em Belo Horizonte
Na primeira fase da operação, em São Paulo, foram identificados 28 institutos de previdência municipais com investimentos em fundos inidôneos, que se valiam da aquisição de títulos e debêntures, sem qualquer lastro, emitidas por empresas de fachada.
“Nessa terceira fase da operação, as ordens judiciais foram emitidas e cumpridas contra alvos e empresas, em tese, envolvidas nos crimes cometidos contra o Instituto de Previdência de Pouso Alegre – IPREM, no período de 2012 a 2018”, explicou a Polícia Federal.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, gestão fraudulenta, fraude à licitação, corrupção iva e ativa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia