x
PINGOU, PAROU

Chuva causa nó no trânsito e quedas de energia em BH

Forte e constante, chuva que atinge a capital mineira desde as 17 horas deixou as principais vias com trechos de lentidão

Publicidade
Carregando...

A volta para a casa na noite desta terça-feira (18/3) está mais lenta em Belo Horizonte. Em decorrência da forte e constante chuva que atinge a cidade desde as 17h, as principais vias estão com trechos de lentidão. 

De acordo com a BHTrans, outro fator que tem contribuído para a lentidão e o “nó” no trânsito é a falta de energia e semáforos fora do ar. Pelas redes sociais, a empresa afirmou que o tráfego está intenso na Avenida Pedro II, sentido bairro, a partir do o ao Anel Rodoviário e a partir do o à Avenida Carlos Luz. O reflexo já afeta a área próxima à Praça Raul Soares, no Centro. 

Na Avenida Antônio Carlos também há trechos com lentidão no sentido bairro, entre a Avenida Bernardo Vasconcelos e a Barragem da Pampulha. No Viaduto Oeste, sentido Túnel da Lagoinha, há fila de carros gerando reflexo na Avenida do Contorno, no Barro Preto, e já ultraa o Viaduto Itamar Franco.

 

Falta de energia 

Além do trânsito, a tempestade no fim da tarde de hoje deixou bairros sem fornecimento de energia elétrica. Conforme a Cemig, as regiões mais afetadas em BH foram a Centro-Sul e o Barreiro. Na Região Metropolitana, bairros de Caeté, Sabará e Santa Luzia também foram atingidos pela queda de luz. 

“Imediatamente após o início das ocorrências, equipes da companhia iniciaram os trabalhos para o restabelecimento, priorizando os grandes blocos de clientes afetados. Por volta das 18h30 desta terça-feira, 90% dos clientes afetados já tinham sido religados”, informou a companhia. 

Chuva em BH

A capital mineira está em alerta de pancadas de até 40 milímetros, acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50km/h. O comunicado é válido até as 8h desta quarta-feira (19/3). Ainda no Barreiro, moradores registraram queda de árvores por toda a regional. Questionada, a assessoria de imprensa dos Bombeiros informou que ainda não há um balanço das ocorrências atendidas. 

Durante a chuva, pacientes que estavam em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficaram ilhados durante as fortes chuvas do fim desta tarde. Vídeos compartilhados pelas redes sociais mostram que a água acabou invadindo a unidade de saúde. Com o piso molhado e sem ter para onde ir, as pessoas se recolheram a um canto do imóvel. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a 38 ocorrências de queda de árvore em Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (18/3). Durante a tempestade foram registradas 24 ocorrências de queda em via pública, seis sobre veículos e oito sobre residências. 

No Barreiro, uma árvore de grande porte caiu em cima de um carro. A ocorrência foi registrada na Rua Alcindo Vieira, próximo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram que o espécime tombou sobre a via e chegou a arrancar o cimento que cobria sua raiz no eio.

De acordo com a corporação, apesar do susto não houve feridos. Com o impacto, o espécime acabou atingido a fiação da via e foi rompida. A Cemig foi acionada, mas até o momento a energia não foi retomada. Até a publicação desta matéria a avenida ainda não havia sido liberada. 

Risco geológico

Devido aos grandes volumes de chuva registrados na tarde dessa segunda-feira (17/3), as regionais do Barreiro e Venda Nova estão em alerta de risco geológico moderado até amanhã (19/3). 

Durante o aviso, a Defesa Civil municipal recomenda que os moradores fiquem atentos ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Caso a população observe algum dos sinais, a Defesa Civil orienta que a pessoa saia imediatamente do imóvel e ligue para o órgão através do número 199.

Recomendações da Defesa Civil

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.

  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.  

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

      

No restante do estado, a população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. 

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay