BH: instituição transforma lixo eletrônico em ajuda para crianças e idosos
Valor arrecadado com a reciclagem é revertido para os projetos sociais, beneficiando 275 pessoas em situação de vulnerabilidade social
compartilhe
Siga noEletrodomésticos quebrados, celulares antigos, rádios sem uso. Muitos desses itens acabam esquecidos em casa ou descartados de forma inadequada no lixo comum, causando impactos ao meio ambiente. Para dar um novo destino a esse tipo de material, a Legião da Boa Vontade (LBV) lançou o projeto Eletrosolidário, em parceria com a Indústria Fox, especializada em reciclagem de eletrônicos.
Leia Mais
A proposta é que os equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em desuso sejam depositados voluntariamente em uma caixa coletora instalada na unidade da LBV em Belo Horizonte, localizada na Avenida Cristiano Machado, 10.691, no bairro Planalto, Região Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todo o material arrecadado é enviado para processamento e reaproveitamento pela Indústria Fox, e o valor obtido com a reciclagem é revertido para os projetos sociais da instituição.
“Todas as pessoas têm em casa algum tipo de eletrodoméstico que estragou ou algum eletrônico fora de uso. Então, foi pensando em promover a destinação correta deste ‘lixo eletrônico’ que a LBV iniciou o Eletrosolidário, em parceria com a Indústria Fox”, explica Elainy Rodrigues, gestora social da LBV em Belo Horizonte.
Em Belo Horizonte, segundo a LBV, os recursos arrecadados contribuem diretamente para a manutenção de dois serviços da instituição: o Vida Plena, que atende 100 idosos, e o Criança: Futuro no Presente!, que acompanha 175 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O apoio visa garantir alimentação, materiais pedagógicos e e social para as famílias assistidas.
“Esperamos sensibilizar a população a fazer o descarte adequado de equipamentos eletrônicos, sabendo que, normalmente, eles teriam uma destinação inapropriada, que seria o lixo comum”, afirma Elainy. “Essa proposta vem com o intuito de diminuirmos a poluição e a sobrecarga ambiental, ao mesmo tempo em que estimula a prática do bem”, finaliza.
De acordo com a LBV, o Eletrosolidário já promoveu a destinação correta de mais de 10 toneladas de resíduos eletrônicos, que agora retornam para a indústria como matéria-prima para novos produtos.
A organização declarou que está abrindo parcerias com empresas, condomínios e instituições interessadas em abrigar novos pontos de coleta. “A Indústria coloca, sem custo, a mesma caixa coletora em empresas, organizações, condomínios ou qualquer outro tipo de estabelecimento que queira apoiar o projeto. Basta entrar em contato conosco”, convida Elainy.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Como participar do Eletrosolidário
Onde doar:
Unidade da LBV em Belo Horizonte
Endereço: Avenida Cristiano Machado, 10.691 – Bairro Planalto
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
O que pode ser doado:
Eletrodomésticos e eletroeletrônicos de uso doméstico que precisam de energia para funcionar. Exemplos:
-
Micro-ondas
-
Forno
-
Fogão
-
Máquina De Lavar
-
Geladeira
-
Televisão
-
Rádio
-
Home Theater
-
DVD Player
-
Celular
-
Notebook
-
Impressora
-
Scanner
-
Liquidificador
-
Batedeira
-
Sanduicheira
-
Torradeira
-
Mixer
-
Barbeador Elétrico
-
a Elétrica
-
Fritadeira
-
Rádio-Relógio
-
Brinquedos Eletrônicos
-
Tablet
-
Monitor
-
Videocassete
O que não é aceito:
Pilhas, baterias e lâmpadas
Mais informações:
(31) 3490-8101
em-br.noticiases.info