Betim vai ganhar primeiro santuário católico e caminho de peregrinação
Município também ganhará o 'Caminho das Sete Alegrias de Maria', percurso de 700 metros ao longo da Avenida Governador Valadares
compartilhe
Siga noA Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, será elevada a santuário, sendo o primeiro da cidade, a partir de 16 de julho, Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município.
Será criado ainda o "Caminho das Sete Alegrias de Maria", percurso de peregrinação de 700 metros que ligará o local à Ermida de Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Padre Osório. O trajeto vai contar com sete estações, representando as Alegrias de Maria ao longo da Avenida Governador Valadares.
Leia Mais
Segundo o padre Hélio Parreiras de Paula, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a história da igreja começa em 1750, quando a comunidade da região, em demonstração de fé, solicitou a construção de uma capela, erguida onde hoje se encontra a Praça Milton Campos. Inicialmente conhecida como Capela Nova do Betim, tornou-se a Igreja Matriz em 1867 e foi demolida em 1969, quando um monumento foi instalado no local. Antes de se tornar a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a comunidade pertencia à Paróquia de Santa Quitéria, em Esmeraldas, na Grande BH. Em 1851, a Lei Mineira nº 522 criou a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Capela Nova de Betim, com a construção da Igreja Matriz entre 1856 e 1867.
Mas, após um século de existência e sem manutenção adequada, a antiga igreja apresentava risco de desabamento e foi demolida na década de 1960, durante a gestão do prefeito Alvim Barbosa. Em seu lugar, foi construída a nova Matriz, localizada na Av. Governador Valadares, no centro da cidade. O padre assumiu a paróquia em 2017 e pediu como reparação histórica pela demolição da igreja a construção da Ermida, inaugurada em julho de 2022.
Ermida Nossa Senhora do Carmo de Betim, inaugurada em Julho de 2022
Importância para Betim
O município celebrou em 2023 os 100 anos de criação do Distrito de Betim e os 85 anos de sua emancipação política. De acordo com padre Hélio, mantém-se uma forte devoção religiosa à Nossa Senhora do Carmo, com a paróquia desempenhando um papel central na comunidade. “A paróquia oferece diversos serviços sociais, incluindo doações de cestas básicas, atendimentos médicos e um projeto social chamado RAC (Resgatar, Acolher e Cuidar), que atende crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a Pastoral do Povo da Rua promove ações de acolhimento, incluindo o projeto Banho de Esperança, que oferece banho quente e serviços de cuidado para pessoas em situação de rua”, explica o padre.
O "Caminho das Sete Alegrias de Maria" terá as seguintes estações: Anunciação do Anjo Gabriel, Visita à Prima Isabel, nascimento de Jesus, Adoração dos Reis Magos, Encontro do Menino Jesus no Templo, Ressurreição de Jesus e Assunção de Maria e Coroação no Céu.
Peregrinação
“Como a paróquia recebe pessoas de vários municípios para confissões e atendimentos, recebo gente de Contagem, Igarapé e São Joaquim de Bicas, devotos desta Santa, que fortalecem a peregrinação. As pessoas que desejarem, agora podem sair do santuário e rezar as alegrias de Maria até a ermida”, completa o padre.
Ainda de acordo com o pároco, a instalação do Santuário Nossa Senhora do Carmo fortalecerá a religiosidade do povo de Betim e da região, sendo um local de peregrinações e romarias. A elevação da paróquia a santuário também promoverá uma maior vivência litúrgica, com celebrações, sacramentos e momentos de espiritualidade, expressando fé e religiosidade dos fiéis.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Para ele, em um mundo em que temos muitas pessoas imersas na tristeza e na angústia, ter uma avenida com as sete alegrias de Maria, é bem convidativo a ajudar a entender a dimensão da vida. “Maria teve seus momentos de dores, mas a maior parte da vida é de alegria. Também teremos nosso momento de cruz, como o de Jesus, mas a maior parte da vida é de alegria, de encontro com pessoas, eios e diversão. O papa Francisco, por exemplo, teve os últimos momentos de dor e enfermidade, porém durante sua vida sempre falou de alegrias e levou esperança em todos os países que visitou. Então, poder fazer as pessoas despertarem a alegria de viver por meio das alegrias de maria, para mim mim, é a graça maior”, finaliza.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata