Minas Gerais conta com mais de mil cachoeiras em seu território, sendo um dos eios preferidos dos turistas. Entretanto, uma cabeça d’água pode transformar rapidamente a diversão em apuros. 

Foi o que aconteceu com o grupo de dez pessoas  que ficaram ilhadas em Conceição do Mato Dentro neste sábado (19/04). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), oito integrantes foram socorridos durante a madrugada deste domingo (20), mas um casal segue desaparecido. 

O que é uma cabeça d’água?

Segundo o CBMMG, a cabeça d’água é um fenômeno típico do verão caracterizado pelo aumento repentino do volume de um rio causado por chuvas, geralmente próximo à nascente. Geralmente ocorre nas cabeceiras dos rios ou em trechos mais altos de seu percurso, onde há escoamento superficial da água.

Quais os sinais de uma cabeça d’água?

Os banhistas devem ficar atentos aos sinais de uma possível cabeça d’água como o aumento repentino na velocidade e no nível da água, assim como uma mudança brusca na sua cor que pode ficar barrenta. 

Outro sinal é a presença de folhas e galhos na água, que são carregados devido ao aumento do volume de escoamento nos leitos dos cursos d’agua. Estrondos também podem significar a chegada do fenômeno.

O que fazer?

Ao perceber os sinais de uma cabeça d’água, os banhistas devem sair da água e se afastar o mais rápido possível, buscando locais mais altos e seguros. Se estiver em grupo, avise a todos. 

Caso fique ilhado, mantenha a calma e, se possível, entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Nunca atravesse rios durante o fenômeno. 

Dicas para um eio seguro

Se planeja fazer um eio para se refrescar em um rio ou cachoeira, confira a previsão do tempo e evite esses locais durante as chuvas. Avise parentes e amigos sobre sua localização, em caso de emergência, pode facilitar o trabalho das equipes de resgate.

Procure locais próximos à nascente do rio, onde a ocorrência de cabeças d’água são menos frequentes, ou com presença de guarda-vidas. Tenha cuidado redobrado em rios cuja nascente seja em montanhas pois acumulam grande volume de água mesmo que não esteja chovendo nas áreas mais baixas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Sempre leve celular, comida, água potável e carregador portátil: mantendo-os em local seguro e ível. Ao praticar esportes em rios,  use sempre equipamentos de proteção, como colete salva-vidas e capacete.

compartilhe