Mais uma cidade da Grande BH sob alerta para doenças respiratórias
Ribeirão das Neves está em estado de emergência em saúde pública devido a doenças respiratórias
compartilhe
Siga noMais uma cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte está em estado de emergência para doenças respiratórias. Nessa quarta-feira (7/5), a Prefeitura de Ribeirão das Neves emitiu o alerta.
O decreto declara situação de emergência em saúde pública no município pelo prazo de 90 dias. A medida foi adotada para intensificar o enfrentamento às doenças respiratórias infecciosas virais, como as Síndromes Gripais (SG) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que vêm apresentando aumento expressivo no número de casos e atendimentos em toda a rede municipal de saúde.
Com o decreto, o município poderá ampliar e agilizar as ações de resposta à situação, garantindo maior e às unidades de saúde, estruturação de atendimentos e adoção de medidas emergenciais para proteger a população.
“A prefeitura reforça a importância da vacinação como principal forma de prevenção. Todas as pessoas com mais de seis meses de idade devem procurar uma unidade de saúde para atualizar a caderneta de vacinação, especialmente com as vacinas contra a gripe e a COVID”, divulgou o município.
O alerta também se estende às famílias com crianças pequenas e bebês, que fazem parte do grupo mais vulnerável. A orientação é evitar aglomerações, manter os ambientes bem ventilados e, principalmente, que pessoas com sintomas gripais não tenham contato com os pequenos.
"O município segue mobilizado, com o compromisso de cuidar da saúde dos nevenses e garantir toda a estrutura necessária neste momento de atenção reforçada", afirmou a prefeitura.
Leia Mais
Situação de alerta
Além de Ribeirão das Neves, outras sete cidades do estado já decretaram situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de doenças respiratórias: Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Pedro Leopoldo, Santa Luzia e Sete Lagoas. O Governo de Minas também declarou situação de emergência na última sexta-feira (2/5).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia