Após falta de doses, vacinação contra a dengue será retomada em BH
A capital mineira recebeu novo lote com cerca de 27,3 mil doses, que serão destinadas a crianças e adolescentes
compartilhe
Siga noA vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos será retomada em Belo Horizonte a partir desta quinta-feira (15/5). O município recebeu, nesta terça (13/05), cerca de 27,3 mil doses da vacina Qdenga. O novo lote chega nove dias depois de a vacinação ter sido interrompida pela falta do imunizante nos centros de saúde da capital.
Com a nova remessa, enviada pelo Ministério da Saúde, os estoques das unidades de saúde, que estavam zerados desde o dia 5 de maio, serão reabastecidos. Segundo a Prefeitura de BH, as doses serão utilizadas para aplicação da primeira dose ou conclusão do esquema vacinal.
Até o momento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já foram aplicadas 144.440 doses do imunizante contra a dengue, sendo 104.181 com a primeira dose e 40.259 com a segunda.
Leia Mais
Os números, segundo ainda segundo a secretaria, indicam que a cobertura vacinal na capital está em 46,8% considerando a primeira dose, e 18,1% na segunda dose.
Procurada pelo Estado de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que recebeu 185.245 doses na segunda (12/5), que já estão seguindo os fluxos de conferência e liberação para expedição aos municípios elencados pelo Ministério da Saúde, conforme os critérios epidemiológicos. As doses são válidas até o mês de novembro de 2026.
Onde encontrar a vacina
A imunização será realizada em 18 centros de saúde da capital, sendo dois por regional. Os endereços serão atualizados no portal da PBH nesta quarta (14/05). Para receber a vacina é necessária a presença dos pais, mães ou responsável legal. Além disso, devem ser apresentados carteira de identificação com foto, F, comprovante de endereço residencial em BH e caderneta de vacinação.
O Executivo ainda esclarece que o esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Vale lembrar também que, caso um cidadão tenha recebido diagnóstico recente de dengue, é preciso aguardar seis meses após o início dos sintomas para se vacinar. Se a infecção pelo vírus ocorrer após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda não seja aplicada em um período menor que 30 dias do início da dengue.
Vacina contra a gripe
A SES-MG também esclareceu que recebeu 5,7 milhões de doses da vacina contra a Influenza, já distribuídas aos municípios.
"A SES-MG aguarda o agendamento do órgão federal para o envio de novas doses da vacina contra a influenza. Os lotes estão com validade para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2026", disse em nota.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino