Direção do Conselho da Europa possui três candidatos
compartilhe
Siga noO Conselho da Europa, que não possui ligação direta com a União Europeia (UE), anunciou nesta quinta-feira (11), que três homens, entre eles o atual comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, apresentaram suas candidaturas para liderar a organização.
O Conselho, guardião dos direitos humanos e da democracia - especialmente por meio do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos -, será chefiado até setembro pela ex-ministra das Relações Exteriores croata, Marija Pejcinovic Buric.
Seu mandato como secretária-geral foi marcado pela histórica exclusão da Rússia, em março de 2022, após o início de sua ofensiva na Ucrânia, reduzindo para 46 o número de países membros da organização, com sede em Estrasburgo, nordeste da França.
Os outros candidatos além de Reynders, um político liberal belga de 65 anos e membro da Comissão Europeia, braço Executivo da UE, são o ex-presidente socialista suíço Alain Berset, de 51 anos, e o ex-ministro social-democrata estoniano Indrek Saar, de 50.
A eleição final do próximo secretário-geral está prevista para junho de 2024, e seu mandato de cinco anos começará em 18 de setembro, informou a organização.
dsa/tjc/pc/ms/aa