x
GASTRONOMIA

Restaurante espanhol Disfrutar é o melhor do mundo, segundo a lista 50 Best

Fundado por três chefs formados no lendário El Bulli de Ferran Adrià, Disfrutar abriu em dezembro de 2014 em frente ao Mercado del Ninot, no centro de Barcelona

Publicidade
Carregando...

O restaurante espanhol Disfrutar, em Barcelona, foi eleito o melhor do mundo pela influente lista 50 Best, da revista britânica Restaurant. Em março, a brasileira Janaína Torres, foi reconhecida como a melhor chef do mundo entre as mulheres.

Fundado por três chefs formados no lendário El Bulli do chef catalão Ferran Adrià, o Disfrutar abriu em dezembro de 2014 em frente ao Mercado del Ninot, no centro de Barcelona.

"Pratos criativos executados com técnica excepcional e servidos da forma mais divertida possível", explicou o site da 50 Best a decisão. 

Em segundo lugar, está outro estabelecimento espanhol, o Asador Etxebarri, dirigido por Víctor Arguinzoniz, localizado na cidade basca de Axpe. 

O terceiro lugar ficou com o restaurante parisiense Table, do chef Bruno Verjus. 

A lista 50 Best foi lançada em 2002 pela revista britânica "Restaurant" e rapidamente se consolidou como alternativa internacional ao conceituado Guia Michelin, fundado na França, que atribui todos os anos as suas tradicionais estrelas (três no máximo). 

A rivalidade entre as listas não impede, no entanto, que os restaurantes sejam reconhecidos por ambas premiações. 

O Disfrutar, por exemplo, tem três estrelas Michelin, o basco Asador Etxebarri, uma, e o francês Table, três. 

O restaurante em Barcelona foi fundado por Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas, que viajaram a Las Vegas para receber o prêmio na gala especial da 50 Best.

As dez primeiras posições da classificação têm uma presença ibero-americana notável: em quarto lugar está o Diverxo, o restaurante madrilenho do jovem chef Dabiz Muñoz. 

Em quinto lugar está o Maido, que fica em Lima, eleito o melhor restaurante sul-americano pelo segundo ano consecutivo. Liderado pelo chef Mitsuharu Tsumura, combina culinária peruana e japonesa. 

Em sexto lugar está o Atomix, restaurante de estilo coreano em Nova York, e em sétimo, o mexicano Quintonil, comandado pelo casal Jorge Vallejo e Alejandra Flores. 

O dinamarquês The Alchemist, que protagonizou o retorno à gastronomia básica após a revolução molecular do El Bulli no início dos anos 2000, está na oitava posição. 

Na nona posição está o Gaggan, de Bangcoc, e na décima, a conhecida churrascaria Don Julio, fundada por Pablo Rivero em Buenos Aires em 1999, com uma estrela Michelin. Rivero também foi eleito o melhor sommelier do ano. 

Em março, a lista 50 Best anunciou a melhor chef feminina do mundo, a brasileira Janaína Torres, do A Casa do Porco em São Paulo.

- Três menus -

Em 2023, o Disfrutar foi eleito o segundo melhor restaurante, atrás do peruano Central, e seus três chefs conquistaram o Prêmio Nacional de Gastronomia, além da terceira estrela Michelin. 

Há três menus diferentes, dois deles por 290 euros (cerca de 1.600 reais, sem bebidas). O terceiro apresenta-se como uma experiência especial, nas cozinhas do restaurante. 

Sua proposta é lúdica, com pratos de origem mediterrânea que brincam com cores vivas e combinações ousadas.

Já o Asador Etxbarri apresenta 14 opções de carnes e peixes grelhados na brasa. Não há um cardápio para vegetarianos, segundo seu site.

Tópicos relacionados:

culinaria espanha gastronomia restaurante

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay