Liverpool-Real Madrid, Barcelona-Bayern e City-Inter, os duelos da 1ª fase da Champions
compartilhe
Siga noO novo formato da Liga dos Campeões estreará com uma fase inicial que inclui duelos entre alguns dos clubes mais poderosos da Europa, como Liverpool-Real Madrid, Barcelona-Bayern e City-Inter.
O torneio mais prestigiado de clubes a a adotar um novo sistema de competição, com 36 equipes participantes (quatro a mais do que no formato antigo), e cada uma delas jogará contra oito adversários, conforme o sorteio realizado nesta quinta-feira (29) em Mônaco.
Os 36 clubes lutarão para se posicionar o mais alto possível em uma tabela de classificação unificada e garantir vaga nas oitavas de final, conforme o chamado 'sistema suíço', frequentemente utilizado em torneios de xadrez.
- Repetição da última final -
Assim, o Real Madrid, atual campeão da Champions, jogará no Santiago Bernabéu contra Borussia Dortmund (repetição da última final em Wembley), Milan, RB Salzburg e Stuttgart e enfrentará como visitante Liverpool, Atalanta, Lille e Brest.
Outro dos grandes favoritos ao título, o Manchester City, receberá Inter de Milão, Brugge, Feyenoord e Sparta Praga e enfrenta fora de casa Paris Saint-Germain, Juventus, Sporting e Slovan Bratislava.
Outro gigante do futebol espanhol, o Barcelona jogará em casa contra Bayern de Munique, Atalanta, Young Boys e Brest e como visitante diante de Borussia Dortmund, Benfica, Estrela Vermelha e Monaco.
Em um sorteio bastante favorável para os times espanhóis, o Atlético de Madrid jogará em casa contra RB Leipzig, Bayer Leverkusen, Lille e Slovan e visitará PSG, Benfica, RB Salzburg e Sparta Praga.
O que teve menos sorte foi o Girona, que em sua primeira participação na principal competição europeia de clubes, terá vários adversários de prestígio pela frente: Liverpool, Arsenal, Feyenoord e Slovan Bratislava visitarão Montilivi, enquanto o time catalão jogará fora contra PSG, Milan, PSV e Sturm Graz.
Outros grandes clubes europeus tiveram sortes distintas no sorteio: o Bayern enfrentará apenas PSG e Barça como principais adversários (os outros são Benfica, Shakhtar, Dínamo Zagreb, Feyenoord, Slovan Bratislava e Aston Villa), enquanto o campeão francês terá um caminho muito mais difícil, encarando Manchester City, Bayern, Atlético, Arsenal, PSV, RB Salzburg, Girona e Stuttgart.
- Reação à ameaça da Superliga -
O novo formato foi idealizado em um momento em que a ameaça de uma Superliga independente pairava sobre o futebol europeu.
Com a fase inicial ampliada de seis para oito rodadas, haverá duas datas em janeiro, quando antes esta etapa terminava em dezembro.
O número de partidas aumenta de 96 na antiga fase de grupos para 144 no novo formato.
Os oito clubes com maior pontuação entre os 36 participantes garantirão a vaga nas oitavas de final, a partir das quais o formato da competição seguirá o mesmo de antes.
No entanto, haverá uma rodada de play-offs em que as equipes que terminarem entre os 9º e 24º lugares enfrentarão uma eliminatória em dois jogos, da qual sairão os outros oito clubes para as oitavas de final.
E os 12 últimos colocados nesta fase serão eliminados, sem possibilidade de transição para a segunda competição europeia, a Liga Europa, como era o caso anteriormente.
A Uefa aproveitou o sorteio para entregar um troféu de maior artilheiro da história da Champions League ao atacante português Cristiano Ronaldo, atualmente no Al Nassr, da Arábia Saudita.
bap/cyj/mcd/hgs/gfe/jb/yr