Japão quer multiplicar por oito as exportações de arroz até 2030
compartilhe
Siga noO Japão quer multiplicar por oito suas exportações de arroz até 2030, afirmou uma fonte do governo nesta quinta-feira (13), apesar da atual escassez deste cereal tão importante no país.
O consumo de arroz no Japão, no entanto, registrou queda de mais de 50% nos últimos 60 anos porque a alimentação ou a incluir mais pão, macarrão e outras fontes de energia.
O objetivo é parte de uma política nacional a longo prazo para estimular as vendas ao exterior do cereal e tornar seu cultivo mais eficiente, especialmente diante do declínio demográfico do país.
"Planejamos estabelecer uma meta de 350.000 toneladas até 2030", disse à AFP o funcionário do Ministério da Agricultura responsável pelo comércio de arroz, Masakazu Kawaguchi.
O objetivo, que deve ser aprovado este mês pelo governo, é 7,8 vezes superior às 45.000 toneladas vendidas em 2024.
O anúncio, no entanto, coincide com um momento de escassez de oferta que levou o governo a recorrer a uma reserva estratégica de arroz para tentar reduzir o preço do alimento, que praticamente dobrou em um ano.
O problema é atribuído a vários fatores, como as colheitas insuficientes provocadas pelo calor, questões logísticas e as compras motivadas pelo pânico dos consumidores após um alerta de possível "megaterremoto" no ano ado.
kh/kaf/dan/dbh/ag/fp