Igreja Católica já tem novo papa
O nome do escolhido pelos cardeais no Conclave ainda não foi revelado
compartilhe
Siga noA Igreja Católica já tem um novo papa. A fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina por volta às 13h08 (horário do Brasil) desta quinta-feira (8/5), 18h08 na hora local. O nome do escolhido pelos 133 cardeais no reunidos no conclave desde o meio-dia dessa quarta-feira ainda não foi revelado.
Para conhecer a identidade do novo guia espiritual de 1,4 bilhão de católicos, será preciso aguardar o "Habemus Papam", o anúncio oficial feito no balcão da basílica de São Pedro e a aparição do 267º pontífice da Igreja católica.
Depois da aguardada fumaça branca, milhares de pessoas reunidas na praça de São Pedro, no Vaticano, aplaudiram e comemoraram a escolha do novo líder da Igreja Católica. Os sinos da basílica de São Pedro também tocaram fortemente pouco após a emissão da fumaça branca na chaminé instalada no telhado da Capela Sistina.
Nos próximos minutos, o protodiácono, o cardeal francês Dominique Mamberti, revelará seu nome com o anúncio "Habemus papam", antes que o novo pontífice conceda sua bênção "urbi et orbi" (À cidade e ao mundo). O nome escolhido pelo novo papa também será revelado.
O novo papa precisará encarar muitos desafios à frente da Igreja Católica. Terá que amenizar o atrito entre as diferentes correntes dentro de uma Igreja onde coexistem sensibilidades culturais muito diversas, que ou apoiaram ou criticaram decisões de Francisco como acolher imigrantes, a abertura aos leigos e mulheres, a benção para casais homoafetivos, os padres pedófilos, os conflitos e guerras no planeta.
O 267º sucessor de São Pedro herda uma Igreja de 1,4 bilhão de fiéis cuja distribuição geográfica é desigual - em plena expansão no hemisfério sul, mas com redução constante na Europa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
No final de 2023, a Igreja tinha 406.996 padres em todo o mundo, um número 0,2% menor que em 2022. O número de padres aumenta na África e na Ásia, mas diminui em outros lugares. (Com AFP)