CATÓLICO

Saiba quem foi o Papa Leão XIII, último a usar o nome

Papado de Leão XIII foi marcado pela proximidade com as classes trabalhadoras da Europa

Publicidade
Carregando...

A decisão do cardeal americano Robert Francis Prevost em adotar o nome de Leão XIV ao ser eleito líder máximo da Igreja Católica nesta quinta-feira (8/5) fez referência ao italiano Gioacchino Pecci, que adotou o nome de Leão XIII (1878-1903).

O papado de Leão XIII foi marcado pela proximidade com os movimentos trabalhadores em uma época em que saltos tecnológicos marcavam as produções industriais.

"Foi o Papa da abertura da igreja para os movimentos de trabalhadores, da defesa da condição de um trabalho digno, dos direitos dos trabalhadores e também das pessoas mais necessitadas em um mundo que vivia um movimento de crescente industrialização", afirmou frei Evaldo Xavier Gomes, formado em direito e abade responsável pelo Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

Posição partilhada por Rodrigo Coppe, coordenador do programa de pós-graduação em ciência da religião da PUC Minas, mencionando a Rerum Novarum, encíclica que apoiava, entre outras coisas, o direito dos trabalhadores de construírem sindicatos, e o direito à propriedade privada.

"É o primeiro papa que não só nega ou condena a modernidade, mas também começa a buscar respostas e fazer pontes com a modernidade. Tem a questão do trabalho, de uma industrialização muito forte na Europa naquele momento, de pobreza muito forte", disse.

Coppe aponta que, durante o período, os Estados estavam se afastando da igreja, se tornando seculares. A escolha de Prevost mostra uma ligação do novo papa como as questões sociais e ligação com as classes trabalhadoras.

"O próprio Prevost é muito multivalente. Viveu na América Latina por 24 anos, sabe sobre a Cúria Romana. Ele quer fazer essa ponte entre o mundo e a igreja, a contemporaneidade e a tradição", analisou.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Curiosamente, Leão XIII, que buscou pontes com a modernidade, foi o primeiro pontífice a ser filmado por uma câmera na história.

Tópicos relacionados:

catolicismo igreja vaticano

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay