Internacional

Europeus vão aumentar sanções para pressionar Rússia após conversa entre Trump e Putin

Publicidade
Carregando...

Os principais aliados europeus da Ucrânia concordaram em "aumentar a pressão" sobre Moscou com um reforço das sanções, informou o governo alemão nesta segunda-feira (19), depois da conversa entre Donald Trump e Vladimir Putin.

Em um segundo telefonema entre Trump e vários dirigentes europeus, incluído o chanceler alemão Friedrich Merz, os "participantes europeus [...] anunciaram que aumentariam a pressão sobre a Rússia através de sanções".

Após sua conversa com Putin, Donald Trump falou com Merz, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky, o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente finlandês Alexander Stubb, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

No resumo oficial desse telefonema, apresentado pelo porta-voz de Merz, os participantes anunciaram que vão aumentar a pressão sobre a Rússia com sanções, o que sugere uma divergência com os Estados Unidos.

Além disso, indica que os dirigentes "discutiram sobre as próximas etapas" e "destacaram sua vontade de acompanhar estreitamente a Ucrânia pela via de um cessar-fogo".

Na sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu aumentar a pressão sobre a Rússia até que Putin esteja "disposto à paz" nas discussões com a Ucrânia.

A União Europeia aprovou na semana ada a 17ª rodada de sanções contra a Rússia, que visa novos petroleiros "fantasmas" utilizados para evitar as sanções vigentes, e destinadas a limitar as exportações de petróleo russo.

jsk/liu/blb/eg/pb/rpr

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay