Um terremoto de magnitude 7.5 atingiu, nesta sexta-feira (2/5), o extremo Sul do Chile, na região da agem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida, às 8h58 (horário local). O epicentro foi localizado a 218 km ao Sul de Puerto Williams, com profundidade de 10 km, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. O tremor também foi sentido no Sul da Argentina.

 
Devido ao sismo, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada de Chile (SHOA) emitiu uma alerta de tsunami para as costas da região de Magallanes e do território antártico chileno. O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) ordenou a evacuação imediata do litoral costeiro de Magallanes e recomendou precaução nas zonas de praia do território antártico.
 

Mensagem do presidente 

 
O presidente Gabriel Boric reforçou o chamado à evacuação, destacando a importância de seguir as orientações das autoridades e informou que todos os recursos do Estado estão mobilizados.
 
 
 
Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos materiais significativos, mas as autoridades permanecem em alerta devido ao risco de tsunami. A população foi orientada a se dirigir a zonas seguras e evitar áreas costeiras até novas atualizações.
 
 
 

"Pedimos a evacuação de toda a costa da região de Magallanes. Neste momento, nosso dever é de prevenir e obedecer às autoridades", escreveu o presidente, Gabriel Boric, em sua conta no X.

Apuração em andamento. Aguardem mais informações

compartilhe