
Guardas que agrediram homem em situação de rua são afastados
Prefeitura de São Paulo informou que os procedimentos disciplinares já foram iniciados, e a punição será determinada conforme regramento da instituição
compartilhe
Siga noA Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo afastou na segunda-feira (8/7) três agentes da Guarda Civil Metropolitana que aparecem em vídeos que mostram a agressão com um homem em situação de rua no centro de São Paulo. Procedimentos disciplinares já foram iniciados, e a punição será determinada conforme regramento da instituição.
O homem de 42 anos não reagiu à abordagem, mas continuou sendo agredido mesmo depois de algemado. Os guardas civis municipais estavam prestando apoio a funcionários da prefeitura na limpeza da cidade, momento em que o homem começou a filmar a equipe e ofender os agentes, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
09/07/2024 - 09:55 Incêndio destrói exposição da Warner Bros em shopping do Rio de Janeiro 09/07/2024 - 13:00 Pai é preso por anunciar filha de 9 anos para ser abusada na frente dele 09/07/2024 - 13:20 Policial que atirou em delegada e agrediu mulher em bar vira réu
"Em dado momento ele avançou contra uma das guardas, a equipe interveio e o conteve com o uso de algemas", disse a pasta. O homem foi detido por desacato. O caso foi registrado como resistência e desacato e encaminhado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal).
Veja a nota da Prefeitura de São Paulo na íntegra:
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), afastou, de forma sumária, os 3 agentes da Guarda Civil Metropolitana que aparecem nos vídeos envolvendo agressão na manhã do dia 06. A SMSU já iniciou os procedimentos disciplinares e após o rito legal, a punição será determinada conforme regramento da instituição.