
Nuvem em formato de 'tornado' assusta moradores
Meteorologista explica que formação pode ser visualmente bonita, mas é perigosa. Evento atingiu a zona rural de Sorocaba
compartilhe
Siga noUma "nuvem gigante", com formato semelhante ao de um tornado, assustou moradores do interior de São Paulo na tarde dessa sexta (17/1). De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, o fenômeno, conhecido como supercélula, atingiu a zona rural de Sorocaba.
O fenômeno raro cobriu o céu de Sorocaba, no interior de São Paulo. Vídeos publicados nas redes sociais mostram uma "nuvem gigante" se aproximando da cidade, com uma forte tempestade.
A "nuvem" também foi vista de outras cidades, como Vinhedo e Boituva.
-
17/01/2025 - 19:23 Homem finge roubo de Porsche por R$ 1 milhão e é preso -
18/01/2025 - 14:53 Menina sobrevivente de acidente de helicóptero deve ter alta neste sábado -
18/01/2025 - 16:44 Jacaré é encontrado em piscina após fortes chuvas
Ela é chamada de supercélula, segundo meteorologista da Defesa Civil e ocorre quando há na superfície uma situação de mais calor, com muita umidade disponível. Isso serve como a energia necessária para alimentar esse sistema. Assim, surge uma corrente de ar que fica girando no interior da nuvem, resultando no efeito visual que se observa nas imagens.
No Instagram, a Defesa Civil informou que fenômeno atingiu zona rural de Sorocaba. O órgão explicou que tempestade geralmente tem a duração de algumas horas. De acordo com eles, não houve ocorrências graves.
O fenômeno já foi registrado no Brasil, em 2021. Moradores de Corguinho (MS) gravaram nuvens características de uma supercélula. Na ocasião, o meteorologista Bruno Mirante, do TEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) explicou ao UOL que a supercélula pode ser visualmente bonita, mas é perigosa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
"É uma tempestade. Você tem uma nuvem mais fraca de chuva, só que, às vezes, essa nuvem se desenvolve mais intensamente e ela fica muito grande. Ela produz um evento intenso e causa mais prejuízo à população", disse Bruno Mirante, meteorologista.
Nas redes sociais, moradores de cidades do interior de São Paulo relatam o ocorrido. "Foi assustador", escreveu uma das internautas na publicação da Defesa Civil. "Era lindo e assustador", disse outra.