
Barroso sobre linguagem difícil do Judiciário: 'Parece posição de Kama Sutra'
Em tom descontraído, Barroso disse que a expressão "mútuo feneratício" parece uma "posição do Kama Sutra"
compartilhe
Siga noO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, em um tom descontraído, disse que é precisar descomplicar a linguagem do Judiciário.
Ao pedir o uso de uma escrita e fala mais simples, Barroso comparou um termo jurídico ao Kama Sutra, como forma de referenciar a complexidade. A fala do ministro ocorreu durante a aula inaugural da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), nessa segunda-feira (4/3).
Para o ministro, as pessoas falam de forma complexa, não sabem do que estão falando. "Nós, pessoal do direito, estamos lançando um pacto da linguagem de simples, que é parar com esse negócio e achar que quem fala complicado é inteligente. Geralmente quem fala complicado não sabe do que está falando. Nós já temos problemas graves no Direito, que é por vezes uma terminologia muito esquisita. Nós somos capazes de dizer coisas do tipo: ''no aforamento, havendo pluralidade de enfiteutas elege-se um cabecel''. É feio demais. Já temos embargos infringentes. Tem mútuo feneratício. Me perdoem, mas parece uma posição do Kama Sutra", disse Barroso.
05/03/2024 - 08:19 Ex-comandante disse a Bolsonaro que não havia prova de fraude nas urnas 05/03/2024 - 08:21 Banco Central: autonomia ampla vira cabo de guerra 05/03/2024 - 08:33 Saiba quando inquéritos contra Bolsonaro e Mauro Cid serão finalizados
O ministro ainda ressaltou que não é necessário a utilização de sinônimos extremamente complicados no juridiquês, e nem mesmo o latim, linguagem comum no Direito.
"Não é preciso chamar o recurso extraordinário de resignação derradeira. Ou habeas corpus de remédio heroico. Ou o Supremo Tribunal Federal de Pretório Excelso. (...) Se quiser usar um latim, até pode. Mas hoje em dia já está um pouco em desuso", disse.