x
CÂMARA DE BH

Gabriel Azevedo pede desculpas a Josué Valadão: ‘Página virada’

Presidente da CMBH e secretário se desentenderam no ano ado. Durante uma audiência Gabriel o chamou de "bandidão"

Publicidade
Carregando...

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Gabriel Azevedo (MDB), pediu desculpas publicamente ao Secretário de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Josué Valadão. O pedido ocorreu na manhã desta quarta-feira (27/3), na Casa Legislativa, na reunião de prestação de contas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) referente ao ano de 2023.

No ano ado, durante uma sessão da I da Pampulha, Gabriel xingou o então secretário de Governo, Josué Valadão, de “bandidão”. À época, Valadão era Secretário do Governo, pasta responsável pela interlocução entre Executivo e Legislativo. Josué Valadão foi exonerado da pasta e assumiu a Secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

Leia: Vereadores batem boca em audiência na Câmara de BH 

“Eu gostaria de me dirigir, pessoalmente, ao secretário Josué Valadão. Josué, eu tenho um amigo que também conhece o senhor, Alberto Lage. Ele sempre me lembrou do seguinte: Gabriel e Josué Valadão nunca se desgostaram, sempre tratavam de trabalhar juntos pela cidade. Mas, por incentivo de pessoas que estavam muito interessadas em ganhar com a briga, os dois se desentenderam. (…) Eu acho que eu devo desculpas ao senhor pelos termos em excesso que eu cometi. Então eu gostaria de publicamente pedir desculpas ao momento em que o meu excedi, com o senhor, que é uma pessoa que deve ter completo respeito de um vereador e de um chefe do Poder Legislativo. Infelizmente o nosso desentendimento serviu de escada e de oportunidade para que algumas pessoas, essas sendo muito mal intencionadas, construíssem um abismo na relação da Câmara Municipal de Belo horizonte e Prefeitura”, disse Gabriel Azevedo.

A declaração também ocorre após uma promessa de diálogo maior com os parlamentares da Câmara Municipal e a “apaziguação” entre o Executivo e o Legislativo municipal. Em um tom mais ameno, o vereador Gabriel Azevedo afirmou que, embora haja discordância em algumas pautas da prefeitura, os conflitos com o Executivo são “página virada”.

“Acredito que hoje, dia 27 de março, nós temos um marco importante na relação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Eu diria que a palavra que deve ser exaltada aqui é normalidade. Depois de alguns meses em que as relações entre os Poderes dessa cidade visivelmente contavam com pessoas que não deveriam se intrometer nessa institucionalidade, nós amos a ter mais uma vez o que é normal no município: o prefeito conversa com o presidente da câmara e o presidente da câmara conversa com o prefeito”, ressaltou o presidente da CMBH.

“Neste momento, eu acho muito oportuno registrar isso e compreender que a página está virada e que a gente deve seguir em frente. Não sem esquecer que o mandato deste vereador esteve sob risco. Não sem esquecer que algumas pessoas acharam que seria um atalho oferecer a minha cabeça na bandeja de prata do prefeito para prometer a ele a governabilidade. Essas pessoas perderam e vencem a democracia. Hoje, 41 vereadores am a ter diálogo com a Prefeitura de Belo Horizonte”, disse o vereador.

Tópicos relacionados:

bh camara-de-vereadores gabriel-azevedo

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay