x
VEJA O VÍDEO

Jorginho Mello diz que cidade de SC se destaca pela 'cor das pessoas'

Governador considera que estão 'distorcendo' a fala dele para acusá-lo de racismo e disse que irá tomar medidas judiciais

Publicidade
Carregando...

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou que a cidade de Pomerode se destaca, entre outros fatores, pela "cor de pele das pessoas". Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dados de 2022, a população do município é composta por 80,3% de brancos.

A declaração foi feita na quarta-feira (15/1) durante a abertura da 40ª Festa Pomerana e viralizou nas redes sociais. "Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós", disse. 

A fala motivou críticas de internautas, que acusaram Jorginho Mello de racismo. Em resposta, o governador usou suas redes sociais para se defender, classificando as acusações como distorções promovidas por um vereador do Psol.

"Tomarei todas as medidas judiciais cabíveis. Racismo é crime, e essa acusação não se aplica a mim. Até o próprio vereador sabe disso", afirmou o governador.

Na ocasião, Jorginho Mello menciona o vereador Leonel Camasão (Psol-SC), que apresentou uma denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a abertura de uma ação penal contra o governador por racismo.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

"O Psol/SC e o nosso mandato encaminhou denúncia ao Procurador-Geral da República para que seja composta ação penal contra o governador Jorginho Mello pela possível prática de racismo. Como se trata de crime comum, compete ao STJ processar e julgar o governador", informou o vereador pelas redes sociais.

Tópicos relacionados:

santa-catarina

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay