Veja os projetos aprovados por Álvaro Damião como vereador de BH
Ao longo dos dois mandatos que teve na Casa, o atual prefeito teve 26 leis de sua autoria promulgadas
compartilhe
Siga noNovo prefeito de Belo Horizonte após a morte de Fuad Noman (PSD), ocorrida nesta quarta-feira (26), Álvaro Damião (União Brasil) teve dois mandatos completos na Câmara de BH. Entre 2017 e 2024, o ex-vereador teve 26 leis de sua autoria promulgadas na cidade.
Leia Mais
Nove dos 26 projetos aprovados por Damião não tratam de políticas públicas, mas de mudança no nome de logradouros, a alienação de terrenos públicos e a inclusão de datas comemorativas no calendário da cidade. O mesmo vale para leis que alteram o Código de Posturas do município.
- Quem é Álvaro Damião, que será prefeito de BH com a morte de Fuad
- Com posse de Damião como prefeito de BH, quem assume como vice-prefeito?
- Morte de Fuad: Damião decreta luto oficial em BH
Entre os textos de maior relevância para o funcionamento da cidade, Álvaro teve como principal bandeira parlamentar o direito dos animais. Ele assina, por exemplo, a legislação que autoriza a criação de espaços de lazer para os pets em parques e praças públicos. Também proibiu as técnicas de adestramento com uso de violência física e psicológica.
Além disso, tornou obrigatório o socorro de animais atropelados em BH, a partir de lei sancionada em 2023.
Damião também aprovou projetos que tratam da proteção social das crianças e mulheres. É dele o texto que criou o Programa Empresa Amiga da Saúde da Mulher, que certifica a iniciativa privada que facilita a realização de mamografias para funcionárias. Teve sucesso, ainda, na proposta que obriga a fixação de cartaz para denunciar a presença de crianças em locais onde há comércio de "produtos com conotação sexual ou erótica".
Em 2023, outro texto assinado por Damião obrigou o Poder Executivo, sob seu comando agora, a divulgar "a agenda de compromissos públicos" de todos os seus agentes, como prefeito, vice e secretários.
No mesmo ano, no âmbito da segurança pública, aprovou texto que obriga a Guarda Municipal a "garantir a proteção e a segurança dos bens e dos serviços públicos". Já nas escolas, instituiu o Programa Educação no Trânsito.
Confira a lista completa de projetos na tabela abaixo: