Janja usou véu durante velório do papa Francisco, ao contrário do que afirmam publicações virais
Foto de Janja foi compartilhada mais de 2 mil vezes em redes sociais, afirmando que ela foi a única primeira-dama a não usar a peça na cerimônia
compartilhe
Siga noUma foto de Rosângela Lula da Silva no funeral do papa Francisco em 26 de abril de 2025 foi compartilhada mais de 2 mil vezes nas redes sociais acompanhada da alegação de que ela foi a única primeira-dama a não usar véu na cerimônia. Entretanto, Janja, como é mais conhecida, aparece usando a vestimenta em registros oficiais e da imprensa. Além disso, outras primeiras-damas também foram vistas sem o véu.
'URGENTE: Janja é a única primeira-dama presente no velório do Papa Francisco a não usar véu', diz a legenda de uma publicação no X. Alegações semelhantes circulam ainda no Telegram, no Facebook, no Threads, no TikTok e no Instagram. O conteúdo também foi compartilhado pela deputada federal Bia Kicis (PL).
Os conteúdos começaram a circular após a realização do funeral do papa Francisco no último 26 de abril, no Vaticano. A cerimônia contou com a presença de dezenas de líderes mundiais e cerca de 200 mil fiéis.
Apesar de aparecer sem o véu em alguns momentos, Janja usou a vestimenta durante a cerimônia, como é possível verificar em um dos registros publicados no Instagram do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em outras imagens publicadas no banco de imagens Getty Images (1, 2), o véu de Janja é ainda mais visível.
Janja tampouco foi a única primeira-dama vista sem a peça. Registros do Getty Images mostram as primeiras-damas da Ucrânia e da França sem o véu.
Leia Mais
O Checamos não localizou nenhuma publicação do Vaticano que explicite a exigência do uso da vestimenta no velório do papa. Artigos da imprensa italiana e da imprensa católica informam que o Vaticano recomenda que mulheres usem véu, mas que isso não é obrigatório.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.