
Xantelasma: homem acumula gordura e colesterol nas mãos; entenda
Aos médicos, ele disse que a dieta tinha feito com que ele perdesse peso
compartilhe
Siga noUm homem de 40 anos apresentou nódulos de gordura e colesterol acumulados sob as palmas das mãos, solas dos pés e cotovelos após adotar uma dieta carnívora cerca de oito de meses antes do diagnóstico. O caso foi publicado na revista científica "Journal of the American Medical Association" (Jama), uma das mais renomadas do mundo.
O paciente, morador dos Estados Unidos, adotou como hábitos alimentares uma alta ingestão de gorduras, consistindo em três a quatro quilos de queijo, tabletes inteiros de manteiga e gordura adicional incorporada a hambúrgueres diários. Aos médicos, ele disse que a dieta tinha feito com que ele perdesse peso, se sentisse mais disposto e tinha dado a ele maior clareza mental.
-
31/01/2025 - 14:30 Em estudo, exercício reduz efeitos do envelhecimento associado à obesidade -
03/02/2025 - 08:00 Está tentando engravidar? Entenda o papel do ácido fólico -
02/02/2025 - 15:58 Como a ioga modifica o seu cérebro e até aumenta o volume de massa cinzenta
Mas com um nível de colesterol excedendo 1000 mg/dL (o nível de colesterol total normal é inferior a 190 mg/dL), recebeu o diagnóstico de xantelasma - quando há o surgimento de placas formadas por depósitos de gordura e colesterol que se acumulam sob a pele. Segundo a revista médica, o caso destaca o impacto dos padrões alimentares nos níveis de lipídios e a importância de gerenciar a o colesterol alto para prevenir complicações.
Estima-se que cerca de 40% da população brasileira possui colesterol alto, um número acima do registrado na população americana (38,1%). O colesterol alto no sangue pode ser responsável por doenças cardiovasculares, sendo as principais o infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC). A hipercolesterolemia, como é chamada a condição do colesterol alto, no entanto, é praticamente assintomática.
Manter uma dieta rica em alimentos naturais, praticar atividade física com frequência e controlar o peso são as formas mais eficientes para reduzir a taxa de colesterol total.