José Mujica recebe cuidados paliativos em estágio avançado de doença
Abordagem integral visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de condições graves de saúde
compartilhe
Siga noO ex-presidente uruguaio José Mujica, de 89 anos, está enfrentando um câncer de esôfago em fase avançada e agora recebe atenção especial para manejo da dor, conforme revelou sua esposa, Lucía Topolanski. Em declarações a uma rádio local, Lucía destacou que estão sendo tomadas todas as medidas para que Mujica viva seus últimos momentos com qualidade e conforto, após a decisão de interromper tratamentos curativos.
e integral
Segundo a médica Michele Andreata, da empresa especializada em home care Saúde no Lar, a abordagem integral nos chamados cuidados paliativos visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças graves.
Leia Mais
"O objetivo é aliviar o sofrimento em todas as suas dimensões — seja físico, psicológico, social ou espiritual", explica. Esse e pode começar logo no diagnóstico e seguir em paralelo a tratamentos curativos.
A paliativista ressalta a importância da introdução desse tipo de cuidado, independentemente do estágio da doença, para garantir melhor controle dos sintomas e apoio contínuo. “Com essa assistência, José Mujica encontra-se em um ambiente que prioriza não apenas o alívio dos sintomas, mas também a dignidade em um momento tão delicado de sua vida.”
A equipe que trabalha nesse tipo de cuidado é formada por diversos profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e psicólogos, todos juntos oferecendo um tratamento abrangente e individualizado.
Comunicação e equipe multidisciplinar
Michele destaca ainda a importância de introduzir esse tipo de atenção precocemente. A comunicação eficaz entre familiares e profissionais de saúde é fundamental, promovendo um ambiente onde todos estão bem informados e em harmonia. Essa abordagem garante que a equipe, composta por médicos, enfermeiros e psicólogos, trabalhe de forma conjunta para oferecer um cuidado personalizado e completo.
Apoio amplo a pacientes e familiares
Além de focar no paciente, esse cuidado também oferece e aos familiares, proporcionando apoio emocional, psicológico e prático. "Essa estratégia visa minimizar a sobrecarga dos familiares, que muitas vezes são os principais cuidadores, ajudando-os a lidar com a complexidade da situação e a enfrentar o luto".
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia