04/07/2011. Credito Vani Boza/Diario de Catarinense - Frio. Sao Joaquim, SC com temperaturas negativas crédito: Credito Vani Boza/Diario de Catarinense
Nem só de Gramado e Campos do Jordão vive o turismo de inverno no Brasil. Para quem quer explorar o país gastando menos, há cidades com clima frio, paisagens incríveis e experiências autênticas que fogem do circuito tradicional e do orçamento elevado.
Separamos alguns destinos que oferecem o melhor do inverno brasileiro com preços íveis e estrutura acolhedora para quem quer curtir a dois, em família ou até mesmo viajando sozinho.
Um clássico mineiro com pegada cultural. São João del-Rei é perfeita para quem busca turismo histórico e clima ameno no inverno. Igrejas barrocas, casarões coloniais, museus e a charmosa Maria Fumaça que leva até Tiradentes fazem parte do roteiro. O melhor? É possível encontrar hospedagem ível e boa gastronomia local sem gastar muito.
São João del-Rei diegograndi de Getty Images
São João del-Rei diegograndi de Getty Images
São João del-Rei paulobaqueta de Getty Images
São João del-Rei OSTILL de Getty Images
2) Urubici (SC)
Localizada na Serra Catarinense, Urubici é ideal para quem deseja frio intenso e paisagens naturais. Com preços bem mais baixos que os praticados em cidades vizinhas como Gramado e Canela, o destino tem atrações como o Morro da Igreja, a Pedra Furada e belas trilhas. Uma boa pedida para quem quer contato com a natureza sem abrir mão do aconchego.
Urubici (SC)
Luana Almeida
Urubici (SC)
Rodrigo Menezes de Pexels
Urubici (SC)
Reproducao da Internet
Urubici (SC)
udmilasaharovsky.com/reproduca
3) Petrópolis (RJ)
A cidade imperial é perfeita para quem quer explorar história, cultura e baixas temperaturas. Os atrativos incluem o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara e os charmosos cafés coloniais. Há opções de hospedagem para todos os bolsos.
Foto Cristina Horta/Estado de Minas - 02/11/2002 - Fachada do predio do Museu Imperial, localizado na rua Imperatriz, em Petropolis (RJ)
Cristina Horta
Foto Cristina Horta/Estado de Minas - 02/11/2002 - Fachada do Palacio de Cristal, em Petropolis (RJ)
Cristina Horta
Foto Cristina Horta/Estado de Minas - 02/11/2002 - Fachada da Catedral D. Pedro de Alcantara, em Petropolis (RJ)
Cristina Horta
Novembro 2013 - Credito Alfredo Duraes/EM/D. A Press - Palacio Rio Negro (ou Palacio dos Presidentes), em Petropolis (RJ)
Alfredo Duraes/EM
4) Diamantina (MG)
Cercada por montanhas e com um centro histórico preservado, Diamantina encanta com suas ladeiras, serestas e festivais culturais. O frio nas noites de inverno torna os eios ainda mais agradáveis. A hospedagem costuma ser em pousadas acolhedoras e com preços justos.
22/01/2019. Credito: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil. Diamantina - MG. Diamantina comemora 20 anos do Titulo de Patrimonio Cultural da Humanidade. Na foto, Catedral Metropolitana de Santo Antonio.
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil. Diamantina - MG. Diamantina comemora 20 anos do Titulo de Patrimonio Cultural da Humanidade. Na foto, Catedral Metropolitana de Santo Antonio.
22/01/2019. Credito: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil. Diamantina - MG. Diamantina comemora 20 anos do Titulo de Patrimonio Cultural da Humanidade. Na foto, vista geral de Diamantina.
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil. Diamantina - MG. Diamantina comemora 20 anos do Titulo de Patrimonio Cultural da Humanidade. Na foto, vista geral de Diamantina.
22/01/2019. Credito: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil. Diamantina - MG. Diamantina comemora 20 anos do Titulo de Patrimonio Cultural da Humanidade. Na foto, praca JK.
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil. Diamantina - MG. Diamantina comemora 20 anos do Titulo de Patrimonio Cultural da Humanidade. Na foto, praca JK.
22/01/2019. Credito: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil. Diamantina - MG. Diamantina comemora 20 anos do Titulo de Patrimonio Cultural da Humanidade. Na foto, adiÂo da Casa da Gloria, que ja teve varios usos e hoje eÂ? um Instituto de Geologia aberto a visitacao.
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil. Diamantina - MG. Diamantina comemora 20 anos do Titulo de Patrimonio Cultural da Humanidade. Na foto, adio da Casa da Gloria, que ja teve varios usos e hoje e? um Instituto de Geologia aberto a visitacao.
22/01/2019. Credito: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil. Diamantina - MG. Diamantina comemora 20 anos do Titulo de Patrimonio Cultural da Humanidade. Na foto, vista geral de Diamantina com destaque para o Centro Cultural David Ribeiro (Mercado Velho).
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil. Diamantina - MG. Diamantina comemora 20 anos do Titulo de Patrimonio Cultural da Humanidade. Na foto, vista geral de Diamantina com destaque para o Centro Cultural David Ribeiro (Mercado Velho).
5) São Joaquim (SC)
Um dos destinos mais frios do Brasil, São Joaquim é ideal para os viajantes que sonham com temperaturas negativas. A cidade é cercada por vinícolas, plantações de maçã e montanhas cobertas de neblina. É possível visitar vinhedos, provar vinhos premiados e, com sorte, até ver neve tudo isso sem os altos preços dos destinos turísticos mais badalados da serra gaúcha.