
Quando eu visitei a Itália pela primeira vez, no ano de 2013, lembro que voltei impressionada com a riqueza dos lugares, da arquitetura e da cultura do país. Mas confesso que algo particular chamou a minha atenção: o tomate.
Com uma tonalidade única e um sabor incomparável, ele foi um ingrediente marcante em todas as refeições que eu fiz durante os dias em que estive por lá.
Por essa razão que eu recebi, com alegria, o convite da Câmara Italiana e do consórcio Oi Pomodoro Centro Sud, para viver uma jornada de experiências e de pesquisas a respeito do tomate italiano.
A jornada, que teve início na região de Napoli, faz parte da Campanha Meu Tomatì, que tem o objetivo de promover os tomates italianos de qualidade e mostrar ao mundo a força desse ingrediente. Ao longo de 5 dias, todo o processo de produção foi apresentado em uma experiência completa, do campo até a mesa.
Logo nos primeiros dias da experiência eu ouvi, do Michele Sabatino, representante do Consórcio, uma das frases mais marcantes da viagem: “A vida é mais feliz com tomates”.
Impossível discordar, afinal, o que seriam das nossas massas, pizzas e molhos, sem os tomates">@isabelalapa.