(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FMI alerta para riscos de aumento prematuro dos juros nos EUA 1z3927


postado em 10/11/2015 20:47

Um aumento prematuro da taxa de juros nos Estados Unidos seria mais arriscada do que esperar um pouco mais, advertiu nesta terça-feira à AFP o novo economista-chefe do FMI, Maurice Obstfeld. "Não estou certo de que os riscos de atuar sejam gigantescos, mas certamente são mais altos", disse.

"Se por alguma razão o Fed tiver que recuar nesse primeiro aumento dos juros, os mercados o considerarão extremadamente importante", acrescentou. O Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou que pode aumentar em dezembro pela primeira vez em 9 anos a taxa de juros dos Estados Unidos.

A perspectiva de juros mais altos na economia americana inquieta o mercado porque encarecerá os empréstimos tomados por governos e empresas em meio à desaceleração da economia global. Para Obstfeld, o caminho a ser tomado pelo Fed na sua reunião de 15 e 16 de dezembro dependerá dos indicadores econômicos.

As dúvidas sobre a situação do emprego e da inflação nos EUA - fatores considerados essenciais para a decisão do Fed - "podem justificar a espera", opinou. Enquanto isso, o Banco Central Europeu (BCE), continuará atuando no sentido contrário.

"O BCE deve manter sua estratégia de expansão (monetária) e baixas a taxa de juros", disse. "A inflação (europeia) continua sendo fraca, o desemprego permanece alto, o crescimento continua lento. Qualquer opção de política (monetária) é bem-vinda", afirmou.


receba nossa newsletter 4h52r

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso! 2265

*Para comentar, faça seu ou assine 6j5n34

Publicidade

(none) || (none)