
Alimentos com fonte de vitaminas A, C e E, beta caroteno, zinco, selênio e curcumina são repletos de cor e in natura podem ajudar a combater os radicais livres por terem propriedades antioxidantes
FreepikNão é segredo que uma alimentação rica em nutrientes pode promover inúmeros benefícios à saúde. No entanto, alguns alimentos têm chamado a atenção devido a seu poder antioxidante, tornando-se, inclusive, tema de conteúdos acadêmicos que os apontam como aliados no combate a radicais livres.
Leia mais
De acordo com a Divisão de Promoção da Saúde Discente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), os antioxidantes são substâncias presentes em alimentos como laranja, morango, cenoura, cúrcuma, maca peruana e castanha do Brasil que têm a função de inibir ou reduzir os radicais livres presentes no corpo humano. Essa característica faz desses itens os queridinhos da ciência, uma vez que podem ajudar na prevenção de doenças como diabete e câncer. Importante ressaltar que o consumo dos alimentos considerados antioxidantes pode ser feito de forma natural, em suco, pó ou até mesmo cápsulas.
O que são radicais livres" href='/app/noticia/saude-e-bem-viver/2023/05/23/interna_bem_viver,1497583/consumo-de-ultraprocessados-aumenta-risco-de-cancer-e-doencas-cronicas.shtml'>doenças crônicas e degenerativas.
Ingerir alimentos com ação antioxidante pode ajudar a minimizar essa reação. A universidade aponta que os produtos com essas substâncias possuem a capacidade de doar elétrons em várias reações bioquímicas e neutralizar as atividades dos radicais livres.
Ainda conforme a USP, ingerir alimentos variados alimentos com ação antioxidante é a principal indicação para adquirir todas as substâncias protetoras e também diversificar a quantidade de nutrientes do dia a dia.
*Para comentar, faça seu ou assine