UFMG vai cobrar obra de Emicida em primeiro vestibular seriado
Obra do rapper cairá na Etapa 1 da nova forma de ingresso na instituição federal. As provas estão marcadas para dezembro
compartilhe
Siga noA Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) irá cobrar uma obra do rapper Emicida na Etapa 1 do primeiro Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PSAS). As obras escolhidas pela universidade são o romance “Memórias de Martha”, de Julia Lopes de Almeida (1862-1934), a canção “Principia” (álbum AmarElo), do rapper Emicida, e o conjunto de autorretratos “Pão e circo”, do artista Paulo Nazareth.
A nova forma de ingresso na instituição foi aprovada em versão preliminar e permitirá que estudantes façam três provas durante três anos, correspondentes a cada série do ensino médio. A partir de 2028, 30% das vagas de cada curso de graduação da UFMG serão preenchidas por meio do novo modelo. As provas da Etapa 1 do ciclo 2025-2027 serão realizadas em 14 de dezembro deste ano.
O PSAS segue as diretrizes do Documento Norteador do Seriado UFMG, que será apresentado aos professores da Educação Básica durante a mostra Sua UFMG, neste sábado (24/5). Poderão participar alunos de qualquer série do ensino médio, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoas que já concluíram a graduação, independentemente do tempo decorrido desde a formatura.
O PSAS não substitui outras formas de ingresso, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o processo de Habilidades Específicas, exigido em cursos como artes e música. O estudante poderá participar de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo.
A UFMG é a sexta universidade de Minas Gerais a adotar o vestibular seriado, juntando-se às federais de Viçosa (UFV), Lavras (Ufla) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Em todo o Brasil, mais de 20 instituições utilizam o modelo, criado originalmente pela Universidade de Brasília (UnB), em 1995.
Leia Mais
Como vai funcionar o PSAS
O processo é composto por três etapas, e os estudantes podem iniciar em qualquer série do ensino médio. A primeira prova será baseada nos conteúdos do primeiro ano, e o participante decide em qual momento deseja começar o ciclo. A cada ano, o estudante faz uma nova prova com conteúdos correspondentes à série seguinte. Após a terceira etapa, ele recebe a classificação final e escolhe o curso de graduação.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A lógica do vestibular seriado prevê que, anualmente, todas as três etapas aconteçam simultaneamente, com candidatos de ciclos diferentes. Em 2026, por exemplo, ocorrerão as provas do primeiro e segundo anos; já em 2027, todas as três etapas serão aplicadas. O conteúdo das avaliações será elaborado por docentes da UFMG, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), cobrando competências das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.