
Nota mil no Enem: estudante mineira se encontra com o presidente Lula
Lula, curioso sobre a rotina de estudos da estudante, perguntou: 'Você estudava muito? Quantas horas por dia?'. Samille respondeu: 'Ah, umas 12 horas por dia'
compartilhe
Siga noA estudante Samille Leão Malta, de 19 anos, teve a oportunidade de conhecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, após conquistar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Samille foi a única aluna da rede pública a alcançar tal feito e, além disso, foi aprovada em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escolhendo o local para seguir sua formação.
-
05/02/2025 - 11:23 Lula critica pedidos de anistia: 'Eles não acreditam que sejam inocentes?' -
05/02/2025 - 11:35 Lula diz que tem aliança forte com PSD e que não é hora de discutir vice de 2026 -
05/02/2025 - 12:09 STF define que prefeitura não pode legislar sobre linguagem neutra nas escolas
O encontro de Samille com o presidente aconteceu nessa terça-feira (4/2) durante o 6° Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), evento em que Lula fez questão de destacar a jovem. Em seu discurso, o presidente elogiou a conquista de Samille e ainda brincou com o sotaque típico dos mineiros.
“Além de tirar a nota máxima do Enem, ela já ou em duas universidades importantes. Ela ou em medicina na Unicamp, em Campinas, e já ou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para medicina, que foi a universidade que ela escolheu, porque o mineiro fala muito diferente de todo mundo. Mineiro fala o ‘trem’, ‘nós’. Então, ela vai estudar em Belo Horizonte”, disse Lula, arrancando risadas da plateia.
A estudante estava acompanhada de sua mãe e foi convidada para o evento pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que em seu discurso reforçou a importância da trajetória da estudante e da educação pública no país. Além de alcançar a nota máxima na redação do Enem, Samille já havia sido aprovada em Medicina pela Unicamp, mas optou por estudar em Minas Gerais.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Samille aparece ao lado do presidente Lula no Palácio do Planalto. Durante a conversa, Lula, curioso sobre a rotina de estudos da estudante, perguntou: "Você estudava muito? Quantas horas por dia?". Samille respondeu: "Ah, umas 12 horas por dia."
O presidente, surpreso com a dedicação da jovem, comentou: "Se você estudar, você pode ser que nem a Samille." Em seguida, Lula incentivou os estudantes presentes a se dedicarem ainda mais aos estudos, reforçando que a chave para o sucesso está na disciplina e esforço constante.