O deputado federal Eros Biondini (PL-MG) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode reduzir a idade mínima para se candidatar a presidente da República. A mudança pode beneficiar um correligionário e aliado mineiro: o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que, nas últimas semanas, protagonizou um embate com o governo do presidente Lula (PT) nas redes sociais.

Atualmente, o código eleitoral permite que um cidadão se candidate a presidente, vice-presidente e senador, desde que tenha, no mínimo, 35 anos de idade. Com a proposta do deputado mineiro, a faixa pode cair para 30 anos, idade exata de Nikolas Ferreira na próxima disputa pelo Palácio do Planalto, em 2026.



Se a mudança não ocorrer, Nikolas poderia concorrer a governador ou vice-governador de estado, uma vez que o mínimo para esses cargos é de 30 anos. A Constituição também determina uma idade mínima de 21 anos para os cargos de deputado federal, estadual, prefeito e vice-prefeito.

A filha do deputado Eros Biondini, Chiara Biondini (PL-MG), por exemplo, foi eleita deputada estadual com 20 anos e teve que aguardar um mês para tomar posse devido à idade. Enquanto os demais deputados foram empossados em 1º de janeiro, Chiara assumiu sua cadeira no dia 22, após fazer aniversário.

compartilhe