
ALMG deixa votações de grande impacto para depois do carnaval
Com pautas importantes postergadas para as próximas semanas, governador Romeu Zema ganha tempo para articular projetos importantes
compartilhe
Siga noApós a formação de comissões, bancadas e lideranças, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) retornam ao plenário para votar os primeiros projetos da legislatura nesta quarta-feira (19/2). No entanto, textos de grande impacto para o estado ainda não entram na pauta e devem fazer parte das discussões da Casa somente após o feriado de carnaval. A votação, que irá apreciar cerca de 30 projetos, em sua maioria doações de imóveis, é a única prevista até o próximo dia 27, quando os deputados entrarão em recesso.
-
18/02/2025 - 06:00 Zema acena, mas servidores da segurança convocam protesto -
17/02/2025 - 19:37 ‘Lula se esforça para perder em 2026’, diz advogado aliado do presidente -
17/02/2025 - 18:52 ANTT responde vídeo de Cleitinho que sugere desviar de pedágio na BR-040
Dessa forma, o governador Romeu Zema (Novo) e sua base ganham tempo para as articulações de projetos importantes, como a discussão da adesão ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag). Paralelamente, tramitam também projetos de privatizações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), ativos também que podem ser federalizados neste período para o pagamento da dívida mineira.
- Deputada apresenta projeto que cria 'auxílio emergencial' para deportados
- Deputados e senadores 'reinam sozinhos' com emendas a cidades de prefeitos aliados
- Movimento pelo fim da escala 6x1 ocupa shopping em BH
Fontes do Executivo mineiro ouvidas pelo Estado de Minas apontam que os primeiros textos devem ser enviados para apreciação dos deputados estaduais já no primeiro semestre do ano.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias relevantes para o seu dia
Outros projetos na pauta do Executivo são aqueles que não tiveram a tramitação concluída no final de 2024, mas já estão prontos para votação, como a criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), e a mudança na gestão da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) com a criação do Serviço Social Autônomo de Gestão Hospitalar (SSA-Gehosp). (Com informações de Bruno Nogueira)