Belo horizonte pode registrar baixas temperaturas pelas manhãs até a próxima quarta-feira (7/5). A atuação de uma massa de ar polar deixa os termômetros em torno de 13ºC até a próxima semana, segundo alerta da Defesa Civil de BH.

De acordo com o órgão municipal, a condição climática deixa a capital mineira sob alerta e recomenda à população que se agasalhe, mas que deixem janelas abertas em ambientes fechados para manter a ventilação.

Segundo a Defesa Civil Municipal, BH registrou 15,2ºC na manhã desta quinta-feira (1/5) na estação Cercadinho, na Região Oeste da cidade. Às 4h, a sensação térmica no local foi de 3,2ºC. Já a temperatura máxima esperada para o feriado é de 25ºC, conforme a previsão meteorológica.

Doenças respiratórias em BH

Em meio ao cenário climático, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decretou situação de emergência em saúde pública por causa do aumento de atendimentos e internações, na rede municipal, por síndromes respiratórias graves nessa quarta-feira (30/4).

A medida permite à PBH adotar ações emergenciais para garantir os atendimentos nas unidades de urgência e emergência, como a contratação de profissionais, compra de insumos e medicamentos, além da ampliação da rede de atendimento.

Entre as medidas de enfrentamento às doenças respiratórias, a prefeitura anunciou a abertura de 30 novos leitos de enfermaria pediátrica, 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens e 10 no Hospital da Baleia.

Segundo o Executivo Municipal, houve aumento no número de solicitações para internações hospitalares entre as crianças menores de 1 e até 4 anos. Considerando o período de 23 a 29 de março, foram 123 solicitações.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

 

Recomendações da Defesa Civil:

  • Hidrate-se;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
compartilhe