Pressionado por anistia, Motta recebe medalha de Zema e exalta democracia
Presidente da Câmara dos Deputados disse que a democracia é fruto de 'resistência' e vigília constante
compartilhe
Siga noO presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu o Grande Colar da Inconfidência das mãos do governador Romeu Zema (Novo) nesta segunda-feira (21/4), em Ouro Preto, Região Central de Minas Gerais. Em discurso, o parlamentar disse que a democracia é fruto de "resistência" e vigília constante.
- Cerimônia da Medalha da Inconfidência é adaptada em luto pela morte do papa
- Corte de Zema é de R$ 101 milhões, mas provoca 'tira e põe' no orçamento
Pressionado para pautar o projeto de anistia dos condenados pelos ataques antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023, o parlamentar fez um breve retrospecto da democracia brasileira, desde a Inconfidência Mineira até a redemocratização, em 1985.
"A estrada que nos trouxe até aqui foi bem nebulosa. Tivemos conquistas importantes, marcos de avanço na Constituição democrática e republicana do país, mas também tivemos retrocessos. Cada o teve seu custo".
Leia Mais
"Nossa democracia é jovem, ainda imperfeita, mas viva. Essa democracia que nos abriga é fruto da resistência, da coragem e do trabalho de tantos brasileiros. É também uma vigia constante, é a escolha de todos nós", emendou.
Com o a urgência pela anistia na sua mesa, Motta é pressionado por parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e membros do centrão. Apesar das movimentações do grupo bolsonarista, o deputado tem segurado o projeto e afirmado que a decisão será dos líderes da Câmara.
- Há 40 anos morria Tancredo, patrono da redemocratização
- Sarney seguiu plano de governo do presidente
Neste contexto, Motta ainda elogiou os colegas parlamentares e disse que o Congresso é o lugar das diferenças. Segundo ele, é no Legislativo que os direitos são protegidos.
"O papel do Parlamento se engrandece, pois o Parlamento é, por essência, o lugar do encontro das diferenças. É ali que as vozes diversas, representantes da nossa sociedade decidem que direitos serão protegidos, que transformações serão feitas e o futuro será traçado. Diariamente, tomamos decisões que moldam políticas públicas, atualizam leis e buscamos responder necessidades de um país diverso e em constante transformação", afirmou.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Motta discursou após receber a medalha e deixou o evento. Ele pediu desculpas ao governador e aos presentes e seguiu para cumprir agendas em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, para cerimônias em homenagem aos 40 anos da redemocratização e da morte do presidente Tancredo Neves.